Razão Social : J.H.V. AREIAS EDUCAÇÃO ESPORTIVA

CNPJ : 30.757.244/0001-84

Endereço : Estrada União e Indústria, 7299 F303 - Petrópolis - RJ - 25.730-725

Entrega de Produtos : online

Desenvolvido por Type Comunicação

Currículo

Histórico, especializações, trabalho e realizações. Conheça mais sobre esse profissional que é
um dos pioneiros em Marketing Esportivo no país.

Especializado em Gestão e Marketing Esportivo, João Henrique Areias possui mais de 30 anos de experiência na área e um longo histórico de realizações. Antes de iniciar sua carreira no mercado esportivo em 1987, trabalhou durante 15 anos (1975-1989) nas áreas de vendas, marketing e comunicação da IBM, empresa norte-americana de tecnologia e inovação que figura entre as maiores do mundo.

 

Um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, João participou ativamente da criação do Clube dos 13, onde atuou como Diretor de Marketing, e idealizou a Copa União 87. Do início ao final dos anos 90, buscou especializações e vivências internacionais na área, entre elas, a Universidade de Nova Iorque (NY, Estados Unidos - onde morou por 3 anos) e Fundação Real Madrid (Madrid, Espanha - onde morou por 4 anos).

 

João desenvolveu e comercializou projetos esportivos, incluindo os que viabilizaram pela primeira vez, com recursos exclusivos da iniciativa privada, campeonatos brasileiros de futebol (Copa União 87) e basquete (1996-1999).

 

Entre os destaques de sua carreira no esporte, foi Vice-Presidente de Marketing e Esportes Olímpicos do Clube de Regatas Flamengo, Diretor de Negócios da Arena do Grêmio, sócio de Pelé, gestor de imagem de todos os jogadores da Seleção Brasileira Campeã de 1994 e representante de Sávio Bortolini durante toda a sua carreira como jogador. Também participou da criação e apresentação do sistema de pontos corridos aprovado em 2002 e implementado no Campeonato Brasileiro de 2003.

 

Hoje, atua como consultor e professor de Gestão e Marketing Esportivo em cursos MBA de instituições de ensino, como Trevisan, IBMEC e Fundação Getúlio Vargas, e de seu curso próprio, com diversas edições presenciais já ministradas em todo o Brasil.

 

Desde 2015, João desenvolve também cursos online, disponibilizados em plataformas digitais em 3 versões que trazem diferentes níveis de interatividade e imersão, e geram experiências e resultados distintos.

 Zico, Areias e Márcio Braga 

 Areias, Sávio e Breno Bortolini 

 Armando Marques, Pelé, Alberto Léo, Márcio Guedes e Areias 

Linha do tempo

Cases de sucesso de João Henrique Areias

1987

Vice-Presidente de Marketing do Flamengo (patrocínio Blue Cross para renovação de Zico)

1995

Negociação e ativação de patrocínio da Hyundai para o Fluminense

2002

Apresentação e aprovação  do sistema de Pontos Corridos para o Campeonato Brasileiro Futebol

2008

Lançamento do curso de Gestão e Marketing Esportivo presencial

2018

Lançamento do curso online (gravado) Master em Gestão e Marketing Esportivo

1987

Diretor Marketing Clube dos 13, Copa União (projeto de marketing e comercialização)

1995

Gestão de Carreira do jogador Sávio Bortolini (1995-2010) 

2004

Diretor de Marketing do Fla Futebol - Flamengo

2009

Vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo

2019

Lançamento de cursos online (gravados) na udemy.com Série Gestão e Marketing Esportivo 

1992

Vice-Presidente de Marketing do Flamengo

1995

Projeto esportivo e plano de patrocínio para a Confederação Brasileira de Basquete

2005

Coordenação geral da Arena Petrobrás (Botafogo+Flamengo+Portuguesa)

2010

Consultoria de Gestão e Marketing para o Avaí FC

1994

Imagem dos Atletas e CT da Seleção do Tetra (USA94)

1999

Plano de patrocínio coletivo do Clube dos 30 / Basquete Unit – Uberlândia

2008

Consultor de Gestão e Marketing Esportivo para a Federação Capixaba de Futebol

2013

Diretor de Negócios da Arena Grêmio

Outras experiências

Especializações

no exterior

Nova Iorque, Estados Unidos (US): University of New York, de 1992 a 1994.

Madrid, Espanha (ES): Fundación Real Madrid, de 1999 a 2003.

Outras

áreas de atuação

IBM: Vendas, Marketing e Comunicação, de 1975 a 1990.

Livros

publicados

Uma Bela Jogada – 20 anos de marketing esportivo (Editora Outras Letras) - 2007 ​

 

 

Marketing no País do Futebol (Pearson) - 1998

Depoimentos personalidades

Eu acreditava que esta era a solução para o nosso esporte, isso me fascinava e, por isso, nos anos 90, convidei João Henrique para trabalhar comido e ser meu sócio na Pelé Sports e Marketing, no Rio de Janeiro. Na sua breve passagem (dois anos depois, João foi morar nos Estados Unidos), reformulamos a estratégia de exploração da imagem do Pelé (O João se dirigia a mim como Edson e dizia que Pelé era uma das marcas mais fortes no nosso segmento de atuação – o esporte – e que por isso só deveria se ligar a marcas líderes em seus segmentos), e fizemos um belo projeto de administração dos jogos do Santos e Flamengo na Supercopa, entre outros projetos. Mesmo assim, ainda falta muito, e, por isso, concordo com o João quando diz em seu livro que, para o futebol e o esporte em geral avançar no Brasil, é necessário buscar um novo modelo de gestão baseado no profissionalismo e honestidade.

Ex-jogador

PELÉ

João Henrique Areias é uma das grandes feras que conheço no marketing esportivo. Não poderia ser outro a tentar desvendar e resumir esta atividade no Brasil. E sua experiência de 20 anos acumula histórias saborosas e casos vividos que valem a pena.

Ex-Jogador

ZICO

Da concepção da ideia à comercialização do empreendimento, praticamente tudo foi desenvolvido pelo nosso Vice-Presidente de Marketing à época, João Henrique Areias. Depois de aprovado numa reunião histórica do Clube dos 13, no próprio Flamengo, João foi para São Paulo e junto com o Diretor de Marketing do São Paulo, Celso Grellet, trouxe os recursos da iniciativa privada que viabilizaram a principal competição esportiva nacional, como fez o Peter Ueberroth em 1984, com as Olimpíadas.

DIrigente de Futebol

MÁRCIO BRAGA

“Édson, a sua marca é líder do segmento futebol, e só pode se associar a outras marcas líderes.” Foi com essa frase que João Henrique Areias, hoje diretor-presidente da SportLink Marketing Esportivo e coordenador de um grupo de discussão com 2.500 pessoas, deu início, em 1991, ao trabalho de criação da “Pelé Sports e Marketing”, que hoje rende mais de R$ 30
milhões em contratos publicitários ao Rei do Futebol. “Ele é o atleta do Século. A partir desta primeira conversa, passamos a ligar a imagem dele apenas a marcas de vanguarda, de topo”, recorda.

Jornalista

SIDNEY REZENDE

Cadastre-se

Seja um dos primeiros a receber os novos conteúdos e materiais lançados pelo João.

PLANO DE PATROCÍNIO JHA30 PRATA